Pod Observar de janeiro: DataSP e a transparência da gestão pública
EGC - Notícias
Para entender como a regionalização do orçamento público de São Paulo funciona, é fundamental consultar os dados da ferramenta digital DataSP. É disso que vai tratar a mais recente edição do videocast Pod Observar, produção do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) no Youtube, o programa de entrevistas do OPP irá ao ar no próximo dia 27 de janeiro, às 10 horas.
O episódio 29 do videocast vai receber como convidados especiais Danilo Fuster, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Regionalização do Orçamento do OPP, e Renato Eliseu Costa, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP. Eles vão mostrar o que tabelas, gráficos e informações atualizadas do portal DataSP revelam sobre a relação entre o orçamento da cidade, as políticas públicas municipais e seus resultados para a sociedade.
Embora a discussão da questão orçamentária seja vista como um assunto árido para pessoas sem intimidade com números e estatísticas, o painel de dados do DataSP supera essa limitação ao aprofundar o olhar sobre como os recursos públicos são planejados e utilizados pela Prefeitura de São Paulo. A ferramenta digital permite uma visão geral em termos de regionalização do orçamento e ajuda a compreender melhor a realidade atual da cidadania e do controle social.
Nas próximas edições, o Pod Observar vai destacar a atuação dos cinco GTs que compõem o Observatório de Políticas Públicas – Educação, Gênero, Saúde, Urbanismo e Regionalização do Orçamento – para que a sociedade entenda a importância de consultar com frequência o portal DataSP.
Esse novo episódio estará disponível nas plataformas do Pod Observar e para assistir a essa edição ou rever outras que já foram realizadas, basta acessar o portal do Observatório de Políticas Públicas, o canal da Escola no Youtube ou o Pod Observar no Spotify.